Nosso Sumo Sacerdote
Quando Moisés supervisionou a construção do tabernáculo, ele não foi autorizado a usar qualquer projeto que desejasse. Deus lhe deu o projeto e disse: “Tenha o cuidado de fazer tudo segundo o modelo que foi mostrado a você no monte” (Êx 25:40). O padrão usado no tabernáculo era o de uma realidade superior, o santuário celestial.
1. Leia Hebreus 9:11-15, que apresenta Cristo como nosso Sumo Sacerdote no santuário celestial. O que Ele está fazendo por nós?
O santuário terrestre prefigurava a Pessoa e a obra de Jesus em detalhes surpreendentes, desde o sacerdote e as ofertas até os móveis e outros detalhes da construção. Tudo falava a respeito de Jesus.
O Apocalipse está repleto de imagens do santuário. Encontramos o candelabro do santuário (Ap 1:12, 13), a sala do trono (Ap 4:2-5), o altar de incenso (Ap 8:3), a arca da aliança (Ap 11:19) e outras referências ao templo. Sem uma compreensão do santuário do AT, é simplesmente impossível compreender o que João queria dizer ao descrever suas visões. Segundo Paulo, as experiências de Israel “aconteceram com eles para servir de exemplo e foram escritas como advertência a nós, para quem o fim dos tempos tem chegado” (1Co 10:11).
Podemos aprender muito estudando os detalhes do templo do AT. No Livro dos Salmos, encontramos uma verdade importante para entender alguns desses detalhes: como o povo de Deus interagia pessoalmente com o templo. Obtemos vislumbres de como Davi se envolvia com o santuário e seus serviços, e vemos a reação espiritual do povo de Deus ao que o Messias faria por eles. O santuário não apresenta apenas símbolos que nos ajudam a ver Jesus, mas por meio dele também podemos explorar as experiências pessoais daqueles que compreenderam o que Deus desejava ensinar por meio dos seus serviços. Assim, podemos tirar lições para nós mesmos em nossa própria experiência com o Senhor.
Leia o Salmo 122. Não podemos ir à “Casa do Senhor” terrena, pois o templo não existe mais. No entanto, que elementos desse salmo revelam o que Cristo fez por nós e que motivação ele nos traz? Observe os temas de paz, segurança, louvor e juízo.
📖 Bíblia de Estudo NVI – Capa Luxo Verde, Bege e Vinho
A Bíblia de Estudo NVI é reconhecida como uma das mais completas do gênero, oferecendo uma abordagem interdenominacional que respeita diversas correntes da fé evangélica. Com mais de 20 mil notas de rodapé, ela proporciona esclarecimentos profundos sobre traduções alternativas, significados de termos em hebraico e grego, e citações relevantes do Antigo Testamento. Cada livro da Bíblia é introduzido com informações históricas, incluindo autor, data de escrita, destinatários e temas principais.